Texto: Domingão
Objetivos:
Compreender que há variações lingüísticas.
Entender em qual variante lingüística se enquadra o uso de gírias.
Procedimentos:
Entregar a cada aluno uma cópia do texto: Domingão.
Pedir aos alunos que leiam o texto silenciosamente e sublinhem os termos que podem ser considerados gírias.
Ler o texto junto com os alunos discutindo a temática e refletindo sobre as variações lingüísticas através das perguntas: Todos falam da mesma maneira? Podemos falar de maneira diferente a depender da situação em que nos encontramos? O que faz com que falemos de maneira diferente?
Apresentar uma síntese do que é variação lingüística utilizando o texto: Variação lingüística abaixo, através de transparências, xérox ou escrevendo n o quadro.
Pedir aos alunos que respondam a interpretação do texto Domingão.
Socializar as respostas com todos da sala.
Recursos:
Texto “Domingão”
Interpretação do texto
Transparências
Avaliação
Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
Domingão
Objetivos:
Compreender que há variações lingüísticas.
Entender em qual variante lingüística se enquadra o uso de gírias.
Procedimentos:
Entregar a cada aluno uma cópia do texto: Domingão.
Pedir aos alunos que leiam o texto silenciosamente e sublinhem os termos que podem ser considerados gírias.
Ler o texto junto com os alunos discutindo a temática e refletindo sobre as variações lingüísticas através das perguntas: Todos falam da mesma maneira? Podemos falar de maneira diferente a depender da situação em que nos encontramos? O que faz com que falemos de maneira diferente?
Apresentar uma síntese do que é variação lingüística utilizando o texto: Variação lingüística abaixo, através de transparências, xérox ou escrevendo n o quadro.
Pedir aos alunos que respondam a interpretação do texto Domingão.
Socializar as respostas com todos da sala.
Recursos:
Texto “Domingão”
Interpretação do texto
Transparências
Avaliação
Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
Domingão
Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.- E aí, cara? Vamos no cinema?- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.Saímos de lá, comentando:- Que filme massa!- Maneiro mesmo!Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.
Márcia Paganini Cavéquia
Interpretação de texto
1) Você conseguiu entender o texto acima?
2) Em sua opinião todas as pessoas que lerem o texto conseguirão compreendê-lo? Por quê?
3) Você saberia explicar o significado de cada uma das gírias do texto acima? Vamos tentar?
4) Agora, depois de tentar descobrir o significado das gírias, reescreva o texto, trocando as gírias por termos mais cultos:
Excelente atividade - vou usá-la com minha turma de 6º ano. Obrigada!
ResponderExcluir