Olá pessoal

Bem-vindo a este espaço que se dirige a todos os professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes, espero que gostem!!!

14 de julho de 2009

Plano de curso de Inglês - 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SMED
NÚCLEO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE LÍNGUAS
COORDENADORA: LILIANA DE ALMEIDA NASCIMENTO



PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA INGLESA



EMENTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II


OBJETIVOS GERAIS:

5ª Série
Identificar a língua inglesa como um sistema de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico;

6ª Série
Vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir e as visões de seu próprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo;

7ª Série

Reconhecer que o aprendizado da língua inglesa lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo;
Construir conhecimento sistêmico, sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a língua inglesa nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna;

8ª Série

Construir consciência lingüística e consciência crítica dos usos que se fazem da língua inglesa;
Ler e valorizar a leitura em língua inglesa como fonte de informação e prazer, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e às diversas informações;
Desenvolver habilidades comunicativas (escrever, ler, ouvir e falar) de modo a poder atuar em situações diversas;




INGLÊS


COMPETÊNCIAS GERAIS

Aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e como cidadão, enfocando o engajamento discursivo do aprendiz, ou seja, sua capacidade de se engajar e engajar outros no discurso de modo a poder agir no mundo social.
Desenvolver o ensino de Inglês balizado pela função social desse conhecimento na sociedade brasileira. Tal função está, principalmente, relacionada ao uso que se faz do inglês via leitura, embora se possa também considerar outras habilidades comunicativas.
Enfocar o uso sociointeracional da linguagem, pois, ao se engajarem no discurso, as pessoas consideram aqueles a quem se dirigem ou quem se dirigiu a elas na construção social do significado.


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

5ª Série

I Unidade

Personal Pronouns: I/ You
Verb To be : am are
Possessive adjective: my/ your
Greetings
Numbers – 1-10
A or an
Vocabulary

II Unidade
Personal Pronouns: He/ she/it
Verb To be : is
Possessive adjective: his/her
Demonstratives: This/that
Personal Questions: What/ Where/ How old/What color
Colours/fruits/clothes


III Unidade
Personal Pronouns: We/You/They
Verb To be : are
Possessive adjective: our/ your/their
Demonstratives: These/ those
Vocabulary


IV Unidade
Review: Personal Pronoum
Review: Verb To be
Review: Possessive adjectives
Review: demonstratives
Vocabulary



6ª Série

I Unidade
Verb “to be”
Personal Pronouns
There “to be”
Vocabulary

II Unidade
Present Continuous Tense
Possessive Pronouns
Describing people
Vocabulary

III Unidade
Time
Can
Verb “to have”
Vocabulary

IV Unidade
The Simple Present
Daily Routine
Vocabulary
7ª Série

I Unidade
Simple Present
Plural of the nouns
The bedroom
Prepositions

II Unidade
Imperative
Reflexive Pronouns
The bathroom
Prepositions

III Unidade
Future with Going to
Future with Will
In the kitchen
The Horoscope

IV Unidade
Simple Past “to be”
Simple Past “there to be”
In the living room
Interrogative words
8ª Série

I Unidade
Past Continuous Tense
The Comparative
On the farm
Vocabulary

II Unidade
Simple Past - Regular Verbs
The Superlative
At the farm – It’s Sunday
Vocabulary

III Unidade
Simple Past – Irregular Verbs
Possessive Adjectives x Possessive Pronouns
Many x Much / Few x Little
The grocery

IV Unidade
Conditional Tense
Can x May / Must x Should
Object Pronouns
At the beach

29 comentários:

  1. Muito legal seu plano de aula...
    Usei a maior parte dele na elaborçao do meu plano anual deste ano (2010).
    Parabens!!!
    Obrigado por contribuir e facilitar meu trabalho.
    Abrsss

    ResponderExcluir
  2. Amei seus planos de aula,eles me ajudam em meu trabalho,seria ainda melhor se fossem + detalhados, obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. parabéns muito bom! elaborei o meu através deste! amei! obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Parabéns! Otimo usei tbm quase todo ...
    Obrigado ...

    ResponderExcluir
  5. Achei bom seu plano de curso! usei alguns conteúdos. Obrigada!



    Eliene Santana

    ResponderExcluir
  6. seu plano de aula é muito bom ! muito obrigada

    carla, brumado-ba

    ResponderExcluir
  7. adorei seus planos de aula são bem objetivos, estão e acordo com a realidade dos meus alunos, vou aderir este a minhas aulas, com musica, parodia, internet... amei vc ta de parabéns

    veraciv

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS, VC É MUITO OBJETIVA. SEU PLANO É CLARO E RICO.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, vc me ajudou bastante, bom se existisse muita gente como vc. Com certeza o mundo seria bem diferente do que é hj. abçs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns professora eu gostei muito dos conteúdos , sou professor de inglês há anos adorei mesmos os conteúdos.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da divisão dos conteúdos, prático e objetivo.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!

    Gostaria de saber se tem plano de curso do 6 ao 9 ano com conteudos, habilidades e competencias, pois estou com dificuldade para preparar.

    Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  13. Nao sei o que me trouxe ate aqui. Mas como um curioso cliquei e achei seu plano maravilhoso e gostaria de incentivar todos os educadores a fazer o mesmo. O governo tem que saber voces educadores trabalham muito e merecem uma remuneração melhor. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  14. Estou na primeira etapa da regência e seu plano me ajudou elborar o meu.... agradeço

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se tem plano de curso do 6 ao 9 ano com conteudos, habilidades e competencias, pois estou com dificuldade para preparar.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado.... Estava precisando de algumas dicas e de como organizar e você fez isso de maneira brilhante. Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  17. Seu trabalho é fantástico meus parabéns

    ResponderExcluir
  18. Obrigado.
    Seu plano de aula é muito prático e pode facilmente ser adaptado ao livro didático adotado pela escola.
    Ajudou-me bastante.
    Fernando Carvalho.

    ResponderExcluir
  19. boa tarde você tem algum plano do 6° ao 9° mais detalhado? estou iniciando a carreira agora e esse seu plano já está ajudando muito,mas ficaria mais contente ainda se pudesse ajudar mais. obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Me ajudou muito! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  21. AMEI AS PROPOSTAS CURRICULARES, ALÉM DOS DEMAIS MATERIAIS. PARABÉNS. PROFESSORA!!!

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do seu trabalho,coerente e voltado para a realidade dos nossos alunos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  23. PLANO EXCELENTE. PARABÉNS PROFESSORA, ME AJUDOU MUITO. BJSS

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigado! Muito útil! Deus lhes abençoe

    ResponderExcluir