SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SMED
NÚCLEO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE LÍNGUAS
COORDENADORA: LILIANA DE ALMEIDA NASCIMENTO
PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA INGLESA
EMENTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
OBJETIVOS GERAIS:
5ª Série
Identificar a língua inglesa como um sistema de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico;
6ª Série
Vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir e as visões de seu próprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo;
7ª Série
Reconhecer que o aprendizado da língua inglesa lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo;
Construir conhecimento sistêmico, sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a língua inglesa nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna;
8ª Série
Construir consciência lingüística e consciência crítica dos usos que se fazem da língua inglesa;
Ler e valorizar a leitura em língua inglesa como fonte de informação e prazer, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e às diversas informações;
Desenvolver habilidades comunicativas (escrever, ler, ouvir e falar) de modo a poder atuar em situações diversas;
NÚCLEO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE LÍNGUAS
COORDENADORA: LILIANA DE ALMEIDA NASCIMENTO
PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA INGLESA
EMENTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
OBJETIVOS GERAIS:
5ª Série
Identificar a língua inglesa como um sistema de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico;
6ª Série
Vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir e as visões de seu próprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo;
7ª Série
Reconhecer que o aprendizado da língua inglesa lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo;
Construir conhecimento sistêmico, sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a língua inglesa nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna;
8ª Série
Construir consciência lingüística e consciência crítica dos usos que se fazem da língua inglesa;
Ler e valorizar a leitura em língua inglesa como fonte de informação e prazer, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e às diversas informações;
Desenvolver habilidades comunicativas (escrever, ler, ouvir e falar) de modo a poder atuar em situações diversas;
INGLÊS
COMPETÊNCIAS GERAIS
Aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e como cidadão, enfocando o engajamento discursivo do aprendiz, ou seja, sua capacidade de se engajar e engajar outros no discurso de modo a poder agir no mundo social.
Desenvolver o ensino de Inglês balizado pela função social desse conhecimento na sociedade brasileira. Tal função está, principalmente, relacionada ao uso que se faz do inglês via leitura, embora se possa também considerar outras habilidades comunicativas.
Enfocar o uso sociointeracional da linguagem, pois, ao se engajarem no discurso, as pessoas consideram aqueles a quem se dirigem ou quem se dirigiu a elas na construção social do significado.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
5ª Série
I Unidade
Personal Pronouns: I/ You
Verb To be : am are
Possessive adjective: my/ your
Greetings
Numbers – 1-10
A or an
Vocabulary
II Unidade
Personal Pronouns: He/ she/it
Verb To be : is
Possessive adjective: his/her
Demonstratives: This/that
Personal Questions: What/ Where/ How old/What color
Colours/fruits/clothes
III Unidade
Personal Pronouns: We/You/They
Verb To be : are
Possessive adjective: our/ your/their
Demonstratives: These/ those
Vocabulary
IV Unidade
Review: Personal Pronoum
Review: Verb To be
Review: Possessive adjectives
Review: demonstratives
Vocabulary
6ª Série
I Unidade
Verb “to be”
Personal Pronouns
There “to be”
Vocabulary
II Unidade
Present Continuous Tense
Possessive Pronouns
Describing people
Vocabulary
III Unidade
Time
Can
Verb “to have”
Vocabulary
IV Unidade
The Simple Present
Daily Routine
Vocabulary
7ª Série
I Unidade
Simple Present
Plural of the nouns
The bedroom
Prepositions
II Unidade
Imperative
Reflexive Pronouns
The bathroom
Prepositions
III Unidade
Future with Going to
Future with Will
In the kitchen
The Horoscope
IV Unidade
Simple Past “to be”
Simple Past “there to be”
In the living room
Interrogative words
8ª Série
I Unidade
Past Continuous Tense
The Comparative
On the farm
Vocabulary
II Unidade
Simple Past - Regular Verbs
The Superlative
At the farm – It’s Sunday
Vocabulary
III Unidade
Simple Past – Irregular Verbs
Possessive Adjectives x Possessive Pronouns
Many x Much / Few x Little
The grocery
IV Unidade
Conditional Tense
Can x May / Must x Should
Object Pronouns
At the beach
Muito legal seu plano de aula...
ResponderExcluirUsei a maior parte dele na elaborçao do meu plano anual deste ano (2010).
Parabens!!!
Obrigado por contribuir e facilitar meu trabalho.
Abrsss
Amei seus planos de aula,eles me ajudam em meu trabalho,seria ainda melhor se fossem + detalhados, obrigada e parabéns!
ResponderExcluirparabéns muito bom! elaborei o meu através deste! amei! obrigada!
ResponderExcluirNossa Parabéns! Otimo usei tbm quase todo ...
ResponderExcluirObrigado ...
Achei bom seu plano de curso! usei alguns conteúdos. Obrigada!
ResponderExcluirEliene Santana
seu plano de aula é muito bom ! muito obrigada
ResponderExcluircarla, brumado-ba
adorei seus planos de aula são bem objetivos, estão e acordo com a realidade dos meus alunos, vou aderir este a minhas aulas, com musica, parodia, internet... amei vc ta de parabéns
ResponderExcluirveraciv
PARABÉNS, VC É MUITO OBJETIVA. SEU PLANO É CLARO E RICO.
ResponderExcluirParabéns, vc me ajudou bastante, bom se existisse muita gente como vc. Com certeza o mundo seria bem diferente do que é hj. abçs
ResponderExcluirParabéns professora eu gostei muito dos conteúdos , sou professor de inglês há anos adorei mesmos os conteúdos.
ResponderExcluirGostei muito da divisão dos conteúdos, prático e objetivo.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirGostaria de saber se tem plano de curso do 6 ao 9 ano com conteudos, habilidades e competencias, pois estou com dificuldade para preparar.
Obrigada bjs
Nao sei o que me trouxe ate aqui. Mas como um curioso cliquei e achei seu plano maravilhoso e gostaria de incentivar todos os educadores a fazer o mesmo. O governo tem que saber voces educadores trabalham muito e merecem uma remuneração melhor. Boa sorte!!
ResponderExcluirEstou na primeira etapa da regência e seu plano me ajudou elborar o meu.... agradeço
ResponderExcluirGostaria de saber se tem plano de curso do 6 ao 9 ano com conteudos, habilidades e competencias, pois estou com dificuldade para preparar.
ResponderExcluirParabéns! Excelente blog.
ResponderExcluirObrigada
PARABÉNSSSSSSSS
ResponderExcluirMuito obrigado.... Estava precisando de algumas dicas e de como organizar e você fez isso de maneira brilhante. Excelente trabalho!
ResponderExcluirNossa, me ajudou
ResponderExcluirmuitíssimo!
EXELENTE TRABALHO
ResponderExcluirSeu trabalho é fantástico meus parabéns
ResponderExcluirObrigado.
ResponderExcluirSeu plano de aula é muito prático e pode facilmente ser adaptado ao livro didático adotado pela escola.
Ajudou-me bastante.
Fernando Carvalho.
boa tarde você tem algum plano do 6° ao 9° mais detalhado? estou iniciando a carreira agora e esse seu plano já está ajudando muito,mas ficaria mais contente ainda se pudesse ajudar mais. obrigada!
ResponderExcluirMe ajudou muito! Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirAMEI AS PROPOSTAS CURRICULARES, ALÉM DOS DEMAIS MATERIAIS. PARABÉNS. PROFESSORA!!!
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho,coerente e voltado para a realidade dos nossos alunos.
ResponderExcluirParabéns.
PLANO EXCELENTE. PARABÉNS PROFESSORA, ME AJUDOU MUITO. BJSS
ResponderExcluirDeus lhes abençoe. Me ajudou muito.
ResponderExcluirMuito obrigado! Muito útil! Deus lhes abençoe
ResponderExcluir